Nome: A ponte
Objetivo: Iniciativa; Cautela; Criatividade; Observar sentimentos de frustração. Técnica: Percepção.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração: Aproximadamente 20 minutos.
Material Necessário: Papel, caneta ou lápis. Um caminhão de brinquedo, de tamanho regular, escondido. Um pequeno carrinho de brinquedo colocado desde o início da reunião em cima de uma mesa. Ambiente: Sala com carteiras/cadeiras dispostas em forma de U.
Procedimento: O facilitador deverá solicitar que cada participante faça o desenho de uma ponte e estimulá-los oferecendo um prêmio. Informar que para a tarefa, serão dados apenas 10 minutos. Passados os 10 minutos, apanhar o caminhão e colocar por cima de cada uma das pontes desenhadas. Se algum dos participantes perguntar “Para que irá servir a ponte?” , chamá-lo discretamente, à parte e informá-lo da verdade. Esse participante é que irá ganhar o prêmio, que será o próprio caminhão.
Observações: 1. Quando a dinâmica diz que é para deixar um carro de brinquedo de brinde: falar que haverá um brinde para quem construir a ponte, mas não citar que será o caminhão. 2. Quando cita que é para deixar um caminhão escondido: Para captar se a pessoa pensa em outros detalhes antes de executar uma tarefa, não somente pensar que é para construir uma ponte, sem pensar que nela pode-se transitar carros e caminhões. 3. Quando a pessoa pergunta para que serve a ponte, ele está tendo a iniciativa de entender a tarefa que irá executar e qual será a finalidade? E a resposta para esta pergunta é: a ponte deverá ser construída para a passagem de carros e outros tipos de veículos e a pessoa que conclui a construção da ponte será contemplada com um caminhão para a inauguração da mesma. Porém a pessoa que perguntar será a contemplada. Se ninguém do grupo perguntar, a pessoa que construir a ponte, melhor acabada ou seja, que tenha feito a ponte e tenha pensado que além de carro poderão transitar outros veículos, será a contemplada.